Ano Novo, Espécies Novas

3 de janeiro de 2019 0 Por Captain Noodle
Killifish Fundulopanchax Gardneri Albino Macho
Killifish Fundulopanchax Gardneri Albino Fêmea

Pouco antes da virada do ano eu vinha conversando com um amigo aquarista sobre criarmos algumas novas espécies. Já havíamos concordado em iniciar criações de camarões Tangerine Tiger, ele para desenvolver Taiti Bees, e eu, porque eles são um pouco mais resistentes e prolíferos que os caridinas normais.

Eu já vinha com a ideia dos killifishes há algum tempo, só me faltava operacionalizar. Por coincidencia esse mesmo amigo também estava com essa ideia. O bacana dos killifishes é uma característica curiosa para a sua sobrevivencia. Seus ovos aguentam passar longos períodos sem contato com a água, o que permite inclusive que se comprem ovos do exterior para criação aqui no Brasil. Pelo que andei lendo sobre eles, dividem-se basicamente em dois grupos: os anuais e os não-anuais.

Camarões Tangerine Tiger

Para os iniciantes, que é o meu caso, recomenda-se iniciar com os não-anuais, cuja procriação é mais simples que os não-anuais. Os anuais, pelo que entendi, só colocam seus ovos sobre o subtrato e os ovos para eclodir, necessitam passar por uma fase seca, fora d’água.

Com os não-anuais a coisa é diferente, mas isso é assunto para um post mais completo e com mais pesquisa.